História da Barraca Automotiva

De repente surge a dúvida: “- De onde surgiu ou quem inventou a barraca automotiva?”

 

A necessidade . . .

Durante o período da primeira guerra mundial, nas regiões do interior da Alemanha e da Itália, surgiu a necessidade de alguns soldados em unidades terrestres de vigilância, dormirem rapidamente sem precisar levantar acampamento e nem chamar a atenção do inimigo em meio as florestas. Inicialmente prenderam uma base sobre o teto de veículos militares, e armaram cabanas pequenas que cada soldado carregava, sobre esta base com amarras. Desta forma, a idéia da barraca automotiva florescia.

A idéia . . .

Em meados de 1936, logo após a primeira guerra e alguns anos antes da segunda guerra, sabe-se que a idéia foi aprimorada em ambos os países, onde algumas barracas automotivas artesanais foram criadas a partir da inspiração dos equipamentos improvisados da guerra.

barracas-automotivas-popular-science-1937-1    barracas-automotivas-popular-science-1937-2    barracas-automotivas-popular-science-1937-3

barraca-automotiva-alemanha-1938Na mesma época, a idéia também foi levada ou copiada da Europa para os Estados Unidos, sendo desenvolvida e lançada como uma novidade e como uma invenção americana para viagens de lazer, assim como consta o primeiro registro oficial de uma barraca automotiva fabricada (com armação em aço) divulgada pela Revista ou Jornal de maior tiragem mensal e leitores da época, a POPULAR SCIENCE Magazine Monthly. Para surpresa geral, ao passar dos anos, a idéia não foi muito bem aceita nos EUA e acabou sendo esquecida após 15 anos, pois surgiram os inovadores e práticos para a época: Trailers, Motorhomes, Carretas Barracas, VW Kombi Home com teto retrátil e Safari.

Nos anos 50 a idéia se consolidou na Itália e em 1958 surgiu a Zifer no interior da Itália, uma das primeiras fábricas oficiais de barracas automotivas no mundo. Somente 30 anos depois surgiram fábricas na África do Sul e na Austrália, mas sem muita expressão de vendas e nem de qualidade.

No Brasil . . .

Em março de 1.997 em São Paulo capital, Brasil, foi fundada a Camping’s World, criada com o objetivo de fabricar especialmente as barracas automotivas (inspiradas nas italianas) e acessórios de acampamento, vender e exportar, além de importar materiais relacionados ao camping em geral.

A CW se destaca no mercado pelo pioneirismo e por confeccionar as barracas automotivas (produto 100% brasileiro – patenteado), a maior novidade na América do Sul e dos últimos tempos para os adeptos da natureza, do conforto e da liberdade que o produto proporciona.

Por ser uma indústria 100% brasileira e com sólida experiência, conquistada em 20 anos de mercado, as barracas automotivas Camping’s World foram e continuam sendo aprimoradas nestas duas décadas não só com a nosso conhecimento, mas também com a experiência de utilização dos nossos clientes.

Primeira barraca automotiva CW

Em um mundo dominado pela obsolescência programada (produtos feitos para estragar rapidamente), temos orgulho em dizer que fabricamos até hoje barracas de qualidade superior, que duram muito e possuem o melhor tecido de barraca do mundo. Prova disso, é o exemplo da primeira barraca automotiva fabricada e vendida pela Camping’s World, que ainda está em utilização por cliente e até hoje não precisou ser reformada!

Março 2017 – E.R.  © Pesquisa histórica, matéria e direitos autorais reservados à Camping’s World

error: Conteúdo protegido - Campingsworld.com.br